Como estar preparado para as oportunidades?

Atualizado: 31 de mar.

Você já deixou passar alguma oportunidade que considerava muito boa, por não estar ou se sentir preparado o suficiente? Neste artigo você encontra algumas informações úteis para não perder mais oportunidades por falta de preparo ou capacitação.

Um mercado defasado

Atualmente, uma das áreas que mais carece de profissionais capacitados é a da Tecnologia da Informação. Isso acontece principalmente, porque para os jovens que buscam uma oportunidade de se destacar no mercado de trabalho, existem poucos incentivos voltados para a área. As estimativas da pesquisa da Softex, organização social voltada para TI, são de que para 2022 haja uma carência de profissionais para mais de 408 mil postos ligados à tecnologia. Enquanto isso, pesquisas recentes do IBGE indicam que mais de 14 milhões de pessoas sofrem com o desemprego, o que parece ser uma grande controvérsia, mas acaba sendo justificado pela falta de recursos e modernização dos cursos de TI.

Assim, como empresas devem se modernizar a todo momento conforme o lançamento de novas tecnologias, os cursos ligados à área também precisam de tais inovações. Dessa forma também deve ser o profissional de tecnologia, antenado às inovações e ao que há de mais eficiente no mercado digital. No entanto, ambos os processos acabam sendo lentos, já que leva tempo para dominar uma nova tecnologia e inseri-la no cronograma de um curso de graduação.

Como se preparar?

A principal dica é estar disposto a aprender, através de cursos, mentorias e experiências práticas, e a partir disso ter uma comunidade ou rede de contatos na qual se apoiar. Esses são os fatores fundamentais que manterão você interligado a pessoas da área e ao conhecimento que se atualiza constantemente.

Estar alerta a cursos técnicos e profissionalizantes, é um bom caminho por onde começar. Mas se você estiver se perguntando onde encontrar esses cursos, não se preocupe, podemos indicar esse caminho também.

A quem recorrer?

É justamente pensando em beneficiar as pessoas que ainda buscam uma oportunidade de se inserir na área, que surgem as Edtechs como a University 365 e outros projetos e programas correlacionados. São em locais assim, que você ganha a oportunidade de conhecer colaboradores da área e começa a expandir sua rede de contatos.

Não existe nada melhor do que aprender com profissionais que ensinam na prática o que eles mesmos estão aplicando em tempo real. Essa é uma das propostas da Uni365, instrutores e aprendizes que juntos colocam em prática e aprovação as próprias técnicas e aprendizado. Isso através de uma didática única, pensada especialmente por pessoas que levam a educação a sério, e são engajadas no meio da tecnologia.

Adquirir conhecimento é o caminho mais eficiente e completo para chegar a qualquer lugar. Conheça todas as possibilidades que a University 365 oferece!

Saiba mais sobre Edtechs e como elas podem contribuir para outras pessoas como você, acesse nosso blog e confira nossos artigos explicando mais sobre o que são Edtechs e as 10 Edtechs Nacionais que você tem que conhecer.

Gostou desse conteúdo? Então curte, comenta e compartilha com aquele amigo que assiste vídeo aula no Youtube, assim ele também fica sabendo de novas formas de se preparar.💜😍