Buscar

Como implementar microlearning na rotina?

Se você está tendo problemas em inserir os estudos na rotina corrida, chegou ao lugar certo! O microlearning pode ser a resolução para seus problemas.


Rotina sem tempo


Sabemos que hoje em dia tempo é um recurso precioso, principalmente para os que tem vontade de aprender muito e de tudo. Algumas vezes desejamos até mesmo que o dia tenha mais horas para fazer todos os cursos que queríamos.

Parte disso veio com a evolução de nossos meios de comunicação, e o modo como eles mudaram e dinamizaram nossa rotina. Somos tentados a querer que as coisas aconteçam mais rápido, mesmo que em alguns casos seja muito difícil.


É nesse contexto — que junta a necessidade de que tudo seja mais rápido e a rotina apertada — que surge a estratégia de microlearning, que apesar de ser um conceito antigo se revitaliza graças as possibilidades da tecnologia.


O que é Microlearning


A imagem mais fácil de ser projetada, que corresponde ao que seria o microlearning, é a de uma pílula de conhecimento. De fato, seria muito bom ter que somente engolir uma capsula, para já entender tudo sobre qualquer assunto, mas o conceito de pílula aqui é aplicado pelo sentido de rapidez e tamanho. A intenção é que esse tipo de aprendizado atinja pessoas que não conseguiram encaixar sem sua agenda, os métodos tradicionais de aprendizado, como cursos, vídeo aulas longas, ou salas de aula com anotações a serem feitas.


Logo, existem algumas características que descrevem bem como deve ser o aprendizado através do microlearning, assim como orientações para coloca-lo em prática. Lembrando, que para um método ser considerado dentro desse tipo de aprendizado ele deve ser móvel e digital, ou seja, feito para acompanhar a rotina de qualquer um.


  • Responder perguntas específicas – Para que esse estudo dirigido seja eficiente, é necessário que você seja preciso em suas buscas. Ou seja, se você tem um tema geral de estudo, divida e subdivida-o até que você tenha tópicos e objetivos específicos dentro do seu tema. Isso torna seu estudo mais direcionado e efetivo.

  • Absorção rápida – Os conteúdos embasados nesse método sempre procurarão ser claros e objetivos, vídeos, podcasts e artigos curtos que podem ser consumidos durantes pequenos intervalos, e que sejam simplistas o suficiente para que não sejam necessárias anotações com a finalidade de fixa-las.

  • Consumíveis em qualquer lugar – Este tópico se relaciona com o anterior e com a exigência de que devem ser conteúdos digitais e móveis, assim você pode estar aprendendo enquanto está no trânsito, no intervalo de outras atividades ou em qualquer outro momento que sua atenção fique livre por um curto espaço de tempo.


Parece simples e eficiente certo? Mas não se engane, o microlearning tem acima de tudo o objetivo claro de que você aprenda, então seus conteúdos não podem ser simplesmente informações soltas ou fatos curiosos que não se interligam a algo complexo. Afinal, sobrecarregar seu cérebro com muitas informações pode não ser a opção mais saudável. E é claro, a prática não pode afetar seu tempo de descanso, somos mais produtivos quando estamos mentalmente saudáveis e tranquilos.



O que achou? Pronto para caçar conteúdos e começar a aprender? Comece então pelos conteúdos da Uni365!💜