Estudo à distância: 5 dicas para gestão de tempo

A gestão do tempo pode ser um desafio para quem estuda à distância. Pensando nisso, compartilhamos 5 dicas que vão te ajudar a aproveitar da melhor forma possível os seus estudos.

dicas para gestão de tempo

O EAD - Ensino à Distância oferece muitas facilidades para o dia a dia dos estudantes, como os horários mais flexíveis e a liberdade de estudar de casa ou do lugar que preferir. A redução de custos também está como um dos benefícios dessa modalidade de ensino que está em constante crescimento no Brasil, já que não há necessidade de pagar pelo transporte.

Apesar de suas vantagens, quem estuda à distância tem seus desafios, sendo a gestão do tempo um dos principais. Saber gerenciar as atividades e se planejar, infelizmente, não é algo que se aprende na escola, e então o aluno se vê perdido entre tantas atividades e não sabe por onde começar.

A gestão do tempo ajuda a melhorar o desempenho nos estudos e o bem-estar dos estudantes, já que com um bom planejamento e disciplina, é possível estudar e manter hábitos saudáveis para o corpo e a mente.

Com isso, secionamos 5 dicas que vão te ajudar na gestão do tempo:

gif

1- Planejamento

Tudo começa com o planejamento, é com ele que você vai definir sua própria rotina de estudo de acordo com seus objetivos e sua realidade. Use ferramentas que te ajudem e funcionem melhor para você, como calendários, agendas, checklists ou planners. O mais importante aqui é que você crie seu próprio planejamento e não copie de outra pessoa, pois cada tem um ritmo diferente. Você pode sim se inspirar em outras pessoas, mas respeite seu ritmo, ok?

2- Metas

Para criar o seu planejamento é importante estabelecer as metas. Pensar qual é o seu objetivo com o curso e aonde você quer chegar. Aqui é importante pensar em metas possíveis dentro do seu dia a dia, para não se frustrar e desanimar ao longo do caminho. Mas não é por isso que você precisa ter medo de uma grande meta, a dica é dividir em etapas e incluir cada uma em seu planejamento.

3- Disciplina

Com o planejamento criado e as metas definidas está tudo pronto para começar, mas para dar certo você precisa de disciplina. É com ela que haverá constância nos estudos e os objetivos serão alcançados. Foque em uma atividade de cada vez para sua mente se concentrar melhor. Lembre-se sempre do seu propósito com o curso, isso vai te inspirar a ter disciplina.

4- Pausas

Uma mente saudável é o que vai fazer com que você tenha disciplina, siga o planejamento e alcance suas metas, por isso fazer pausas é fundamental. Defina alguns momentos, curtos períodos, para ficar off ao longo do dia, isso vai te ajudar a reter melhor as informações e dar fôlego para continuar com foco.

5- Aproveite a flexibilidade

A flexibilidade de horários é um dos grandes benefícios do EAD e os passos acima vão te ajudar a aproveitar dessa liberdade da melhor forma possível. Faça bom uso da flexibilidade de horário e use como ferramenta de estudo. É com ela que você vai criar seu planejamento de acordo com seu ritmo e melhorar seu desempenho nos estudos.

Se você chegou até aqui, no siga em @university.365 no Instagram e University 365 no Linkedin, para ficar por dentro das novidades.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe.