Buscar

Gestão de times remotos com o Microsoft Teams

Nesse artigo você vai entender sobre o atual cenário do trabalho remoto e como isso impacta na gestão de times. Além de conhecer as possibilidades de gestão de times remotos pelo Microsoft Teams.


reunião de forma remota
Imagem: Unsplash

O trabalho remoto ganhou forças com a chegada da pandemia em 2020. Foi quando empresas e instituições de ensino tiveram que se adaptar e encontrar um caminho para continuar as atividades em meio ao caos.


Em 2022, as pessoas têm acesso às vacinas, o uso de máscaras já não é obrigatório em determinados lugares e podemos voltar a trabalhar e estudar presencialmente.


Podemos, mas precisamos?


Um levantamento divulgado pelo portal de notícias G1, aponta que de uma amostra em que 387 profissionais foram ouvidos, 66% relataram o desgaste com deslocamentos, 55% indicaram a dificuldade de readequação de uma rotina que já havia sido definida com o trabalho remoto; e 43% ainda se mostram desconfortáveis com a exposição a aglomerações em reuniões e espaços compartilhados.


Além disso, segundo o site Adoro Home Office, o engajamento dos colaboradores no trabalho remoto é 32% maior do que os do escritório.


Ainda que o trabalho híbrido seja mais predominante do que o modelo 100% home office, o período em que os colaboradores trabalham de forma remota ainda é considerável. Como aponta o trecho da matéria mencionada :


“Entre as empresas que já definiram o modelo híbrido de trabalho para 2022, a maioria optou por um maior equilíbrio entre casa e escritório, com 30% delas exigindo a presença dos trabalhadores no escritório por três vezes por semana, e 28%, duas vezes por semana. Apenas 4% definiram o escritório como local de trabalho em quatro dias, e 6% deverão comparecer apenas uma vez por semana.”

Como fazer a gestão do meu time de forma remota?

No atual cenário essa é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos gestores e precisa mesmo ser refletida, já que os desafios ao fazer a gestão de times se atualizaram e o modo de conduzir as atividades também precisa seguir esse ritmo.


Diante dos fatores que contribuem para uma gestão eficiente em home office , como organização, empatia, flexibilidade e reuniões de alinhamento, existe um que faz toda a diferença na gestão de times remotos: o uso da ferramenta certa.


Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma ferramenta completa para equipes que trabalham de forma remota. Com o Teams é possível fazer reuniões de alinhamento, se comunicar em tempo real, compartilhar arquivos, criar canais de comunicação e até mesmo aprovar jobs.


Ele permite a automatização de processos, com isso, a produtividade e satisfação dos colaboradores aumentam, e o tempo pode ser dedicado às atividades estratégicas que contribuem para o crescimento de uma empresa.


Selecionamos algumas possibilidades interessantes dentro do Microsoft Teams que vão facilitar a gestão de times remotos. Lembrando que você pode encontrar todas elas no próprio site da ferramenta. Confira:


Organize reuniões de todos os tipos de praticamente qualquer lugar

Com o Teams é possível conectar-se virtualmente de forma individual, realizar um treinamento de equipe ou organizar um webinar interativo para até 1.000 participantes.


Obtenha a melhor exibição

A exibição dinâmica organiza de forma inteligente os elementos da reunião para uma exibição ideal. Quando as pessoas entram, ativam o vídeo ou se apresentam, o Teams ajusta automaticamente o layout.


Colabore de forma mais eficaz

A ferramenta permite o aumento de produtividade, economia de tempo e trabalhar mantendo todos atualizados e garantindo que todos sejam ouvidos, mesmo que de forma remota.


Mantenha todos atualizados

Com o Teams é possível compartilhar arquivos, ser coautor e editar conteúdo simultaneamente. Salvar automaticamente as alterações de todos e criar ideias em conjunto com equipe no aplicativo Whiteboard.


Criar espaços de foco

Configurar espaços particulares para colaboração em suas equipes. É possível comunicar, colaborar e gerenciar o acesso a arquivos e anotações pelo Teams.


Realize uma sessão de brainstorming de praticamente qualquer lugar

O teams permite que você desenhe e pinte na mesma tela digital da sala em um Surface Hub 2S ou em um local remoto usando um dispositivo pessoal de tela sensível ao toque.


Controle a sala

Com a experiência remota da sala no aplicativo móvel do Teams é possível limitar as interrupções das reuniões e aproveitar uma experiência sem toque ativando os recursos.


Habilite um ambiente mais seguro

A ferramenta também permite que você habilite experiências de comunicação e colaboração seguras no Teams com controles granulares por meio de políticas.


E aí, você já utiliza o Microsoft Teams para fazer a gestão dos times na sua empresa? Para saber mais sobre as possibilidades oferecidas pelas ferramentas da Microsoft, continue acompanhando o blog da University 365 e nos siga nas redes sociais.


Gostou desse conteúdo? Curte, comente e compartilhe.