Lifelong Learning

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta as mudanças”. Essa frase muito famosa é uma interpretação do professor Leon C. Megginson sobre “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin. E o que essa citação tão antiga tem a ver com um tema tão atual como o Lifelong Learning?

lifelong learning

O conceito de lifelong learning, que em tradução livre se entende como “aprendizado ao longo da vida”, é de que as pessoas estejam em aprendizado contínuo. Desta forma, se adaptam com facilidade às mudanças diante do mercado de trabalho, novas ferramentas e tecnologias, através do conhecimento.

Aprender não tem linha de chegada

Ficou para trás a ideia de que existe uma linha de chegada para a educação. De que depois da graduação não existe mais nada para aprender. O Lifelong Learning apresenta uma nova visão sobre a cultura de aprendizado, que vai além das salas de aula e dos diplomas, sem desconsiderar a importância desses feitos, mas como um combustível para que os estudantes, que agora se tornaram profissionais, consigam ir cada vez mais longe.

Quem entende que depois da formação escolar e da graduação ainda há muito o que aprender, e busca estar em constante aprendizado, é considerado um lifelong learner.

A importância do Lifelong Learning

Para o mercado de trabalho é fundamental contar com profissionais curiosos e abertos para aprender e se aperfeiçoar. Na área de tecnologia, por exemplo, existe uma alta demanda de trabalho, mas faltam profissionais qualificados, com isso, as oportunidades para quem se abre ao conhecimento na área aumentam com projetos que visam fazer parte do crescimento profissional dessas pessoas, como o Acelera Jovem, da nossa parceira Dataside.

Para os profissionais, o lifelong learning é uma proposta para que se desenvolvam com as tendências do mercado. Acompanhando com o olhar atento as novas necessidades e atuando de forma proativa no ambiente profissional.

Como ser um lifelong learner

• Consuma conteúdo de qualidade

Com a era digital é possível encontrar muito conteúdo gratuito e de qualidade, mas é importante fazer uma boa curadoria dessas informações que vão ser consumidas. Acompanhe portais atualizados, como este blog, por exemplo, e profissionais referências na área que você busca conhecer mais.

• Participe de eventos

Outra forma muito interessante para estar em constante aprendizado é a participação em eventos. É uma oportunidade de aprendizado e networking. Procure por eventos gratuitos e aproveite! Fique de olho nas redes sociais do nosso evento Week 365.

• Cursos de aperfeiçoamento

Aprender, aprender e aprender cada vez mais. Busque por cursos que vão te ajudar a se aperfeiçoar na área e na sua rotina de trabalho. Se atualizar sobre novas tecnologias e ferramentas, vai te ajudar a se desenvolver, otimizar seu tempo e ampliar as oportunidades profissionais. Aqui na Uni365 você encontra cursos criados por profissionais referências em Microsoft 365.

Existe um mundo de conhecimento esperando por você. Bora explorar ele? Conte com a gente em sua jornada de lifelong learning. 💜

Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe.