O Crescimento do EAD no Brasil

O Ensino à Distância vem crescendo cada vez mais no Brasil, abrindo oportunidades para o crescimento profissional de muitas pessoas.

O desenvolvimento da tecnologia e a chegada da era digital facilitaram o acesso à informação. A possibilidade de conhecer o mundo, nos informar e desenvolver capacidades sem sair de casa, abriu espaço para o crescimento do EAD, a modalidade de ensino à distância.

Através do EAD é possível fazer cursos de diversas áreas em categorias como técnico, de graduação e até mesmo pós-graduação. São muitas as possibilidades, já que no Brasil existem escolas que oferecem ensino à distância para quem quer aprender de tudo, se você ainda não conhece nenhuma já compartilhamos por aqui as 10 edtechs nacionas para você conhecer.

O cenário do EAD no Brasil

O cenário do EAD mostra o crescimento da modalidade no país. O número de alunos que optam por cursos à distância aumentou quase 5 vezes em 10 anos, de acordo com matéria publicada pelo G1. O ensino à distância é reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação, com isso tem a mesma qualidade e relevância do ensino presencial.

O EAD oferece mais liberdade e flexibilidade aos estudantes, sem necessidade de se deslocar e com a possibilidade de organizar o próprio horário. Porém, é importante lembrar que liberdade é uma consequência de disciplina e organização, deste modo, quem estuda à distância precisa saber gerenciar, da melhor forma possível, o tempo.

Acesso à internet

O acesso à internet é um fator relevante para a qualidade do EAD, já que a falha na conexão e velocidade podem prejudicar o acesso à informação. No Brasil, cerca de 90% das casas das classes D e E se conectam exclusivamente pelo celular, como explica a matéria publicada pela Agência Brasil.

Por outro lado, uma pesquisa promovida pelo comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários, o que aponta um crescimento de 7% em relação à 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa.

O ensino à distância e a tecnologia

Sem a tecnologia seria impossível democratizar a educação. Apesar de ainda existirem muitos desafios, estamos na direção certa. Afinal, a educação é sempre o melhor caminho a seguir. Com esse propósito, nasceu a University 365.

Se você quer aprender sobre o universo Microsoft 365 e se desenvolver profissionalmente sem precisar sair de casa, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos cursos. Acesse: www.university365.com.br e nos siga para ficar por dentro das novidades em nosso Instagram @university.365 .