O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é fundamental para a criação dos materiais de apoio disponibilizados aos alunos da University 365. Nesse artigo, você vai entender melhor sobre o processo de curadoria e sua importância. Boa leitura!

curadoria de conteúdo

Coloca caderno e caneta na mochila e vai até à biblioteca da sua cidade para olhar prateleira por prateleira, até encontrar os livros sobre o tema do seu estudo. Pega os livros, e vai ter que procurar em cada um, as páginas em que se encontram a informação que você precisa para concluir seu trabalho escolar. Deu preguiça, aí?

Pois é, essa era a realidade para estudantes até meados de 2000. Com a internet as coisas foram mudando, mas ainda assim, era exaustivo para os alunos que precisavam esperar até 21h, porque a internet ficava “mais barata”. Então antes das 21h, sem chance! Sem chance e sem um smartphone para cada integrante da família, era preciso negociar os horários.

Os tempos mudaram, os desafios também

De volta para o presente, hoje, no auge das “eras”, digital e da informação, temos tudo o que precisamos saber na palma da mão, literalmente. Em segundos você se informa sobre o que quer saber, e até mesmo sobre o que não quer. Milhares de fontes para consultar e fazer pesquisas. É, parece que o presente é um sonho para os estudantes dos anos 2000, não é mesmo?

E para os estudantes de 2022? Diante de tanta facilidade, muitas informações são geradas tanto por dia, quanto por segundos, na internet e suas comunidades. É aí que entre um dos principais desafios da atualidade: como saber em que fonte confiar?

Conteúdo responsável através da curadoria

Diante de muita informação e fácil acesso, os criadores de conteúdo precisam se atentar a qualidade e no que faz realmente sentido para o público se manter atualizado e bem informado sobre o segmento do produto ou serviço.

É aqui que entra a curadoria de conteúdo, o caminho para que o compartilhamento de informação seja consciente na internet.

Os passos para traçar esse caminho envolvem pesquisas, análise de público e contextualização. Para escrever sobre um assunto e, principalmente, compartilhar sobre ele, exige muito estudo para haver uma abordagem conforme o que interessa de fato ao público em questão.

Então entra outro estudo, a análise do público. Assim, é possível compreender suas necessidades e o que é relevante para a comunidade em questão. Com isso, o criador de conteúdo precisa criar uma voz que represente a marca e que se conecte com o público, e contextualize o assunto para levar adiante um conteúdo informativo, responsável e de qualidade.

Curadoria da Uni 365

Entre as vantagens de ser aluno da University 365 está o material de apoio aos estudos. Cada material é preparado pelos instrutores dos cursos e revisado pela equipe de pedagogia. Esse time de produção dos materiais de apoio, prezam pela curadoria de conteúdo para levar o melhor e mais completo material, para que os estudos dos nossos alunos sejam mais completos e aprofundados.

cursos online

Se você quer saber mais sobre nossos conteúdos e se aprimorar na carreira Tech, não perca tempo, nosso primeiro curso já está disponível aqui.