Tecnologia como apoio a estudantes com dislexia

Nos últimos anos estamos acompanhando a tecnologia como ferramenta fundamental para os estudos e como ela ampliou os horizontes da educação, e vem se aprimorando constantemente. Para os estudantes, ela é um caminho cheio de benefícios, como: mais acessibilidade à informação, organização, comunicação e flexibilidade quanto a tempo e espaço. O modelo de ensino à distância, por exemplo, só é possível graças a tecnologia.

Porém, é importante abrir espaço para discussões sobre as dificuldades de aprendizado, afinal, existem diversos perfis de estudantes e a educação deve, não só apenas chegar a todos eles, mas chegar de forma funcional.

Estudantes com dislexia

Algumas pessoas precisam de mais atenção, especialmente ao se falar sobre aprendizagem. Vamos ler um trecho da matéria publicada na revista Saúde sobre esse distúrbio para entendermos melhor o perfil do estudante diagnosticado com dislexia:

“A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às silabas formadas. Como sintoma, a pessoa começa a trocar a ordem de certas letras ao escrever”.

Com isso, a dificuldade de aprendizado para esse perfil de estudante é maior. Para conseguir passar pelos obstáculos no caminho para aprender, eles contam com o acompanhamento de profissionais que dão suporte através de terapias, como psicólogos e fonoaudiólogos.

A solução da Microsoft

Com o entendimento das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com dislexia, a Microsoft desenvolveu uma ferramenta para facilitar a leitura e, com isso, o processo de aprendizagem para os estudantes com esse perfil.

O Leitor Imersivo melhora a leitura, facilita a compreensão e auxilia na decodificação dos textos. Com a ferramenta é possível:

• Aumentar o foco de leitura realçando as linhas desejadas;

• Alterar as opções de texto, como tamanho, espaço e fonte;

• Reproduzir o texto em áudio.

No site oficial da Microsoft você encontra tudo o que precisa saber para implementar a ferramenta no cotidiano, inclusive, é possível usá-la até mesmo no Teams.

Quer aprender mais sobre tecnologia Microsoft? Acompanhe a Uni 365 pelas redes sociais e fique de olho em nosso blog. 💜

Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe.