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Você sabe qual a importância de desenvolver hard e soft skills?

Na busca por emprego, ou no processo de contratação existem alguns elementos que podem ser decisivos para uma boa decisão. Especialistas acreditam que esses elementos decisivos podem ser as soft skills. Se quer entender do que estamos falando é só chegar junto na leitura!


O que levamos em conta no serviço?


Podemos usar a resposta para essa pergunta para exemplificar de forma simples a diferença entre hard e soft skills. Imagine que você pede um milkshake em duas lojas diferentes e precisa avaliar o serviço, você distribui pontos para a qualidade do produto, o sabor a limpeza do ambiente e o preço. Em todos esses critérios ambas tiveram o mesmo desempenho, saindo-se bem em todos, o que resta então para eleger um favorito? Uma dica: em uma loja você foi recebido com o atendimento de sempre, você pede, paga e recebe, enquanto na outra as perguntas normais são acompanhadas por um sorriso, simpatia e um pouco mais de carisma.


Agora ficou mais fácil? A primeira loja não cometeu nenhum erro, mas certamente não tem o mesmo nível de preferência e fidelidade do cliente que a segunda loja tem. O que as diferencia então, são as soft skills, as habilidades que não são ensinadas. Um vendedor pode ter competência em vendas, mas não podemos ensinar a melhor maneira de se comportar, falar e agir perante todos os clientes. Cabe ao empregado a habilidade de adaptar-se a necessidade de cada cliente e conquistar seu crédito.


Ficamos então com a seguinte constatação:

  • Hard skills: habilidades e competências técnicas, na maioria das vezes exigem certificações e diplomas que qualificam alguém em algum critério, ou área. São habilidades metrificadas ou niveladas, que direcionam sua área de atuação.

Ex: Domínio de línguas estrangeiras; diploma de curso superior; certificação em cursos técnicos; Domínio em ferramentas digitais.

  • Soft skills: Habilidades e técnicas muitas vezes adquiridas com a experiência no ramo do serviço, normalmente estão associadas ao perfil pessoal e ligadas a capacidade criativa e social. Muito úteis em situações gerenciais e/ou processos de crise, e organização empresarial de equipe.

Ex: Liderança; boa comunicação; paciência; empatia; criatividade; posicionamento; pensamento crítico; e todas as outras capacidades que te fazem um profissional melhor e mais humano.


O que as empresas buscam


Quando pensar no que um anunciante pode estar buscando em um candidato, basta imaginar o que te faz dar 5 estrelas em uma avaliação se o serviço sempre possui o mesmo nível de qualidade técnica. É justamente esse pequeno diferencial entre um profissional e outro que as grandes companhias procuram.


Uma pesquisa lançada pelo LinkedIn intitulada Global Talent Trends 2019, revelou que dentre os 5 mil profissionais de todo o mundo entrevistados, 90% acreditam que as soft skills serão importantes para as empresas no futuro. Isso comprova-se pela crescente tendência das empresas em procurar profissionais que consigam lidar com crises, e tenham discernimento para resolver problemas.


Uma boa comparação pode ser as mudanças sutis no marketing televisivo que temos observado, as empresas não vendem mais um produto, um comercial carrega muito mais que uma embalagem. Ele é humanizado, e se aproxima do cotidiano das pessoas que o assistem, tentando vender uma ideia ou um conceito.


As empresas procuram profissionais nos quais podem apoiar-se e confiar as tomadas de decisão, e que tragam esse tipo de humanização para o ambiente de trabalho e para o que oferecem ao público, enfim o chamado diferencial.


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